Notícias
Projeto Pró-Floresta inicia parceria com Pará, dá boas-vindas para equipe local e realiza inscrições de beneficiários
Com o objetivo de fortalecer a implementação do Projeto Pró-Floresta no âmbito local, foi iniciada uma parceria, neste mês, entre o Projeto e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS/PA). A ação tem como objetivo fomentar a participação de pequenos produtores, proprietários e possuidores de imóveis rurais no Projeto. Para isto, foi contratada uma equipe local, que será responsável pela execução de ações de engajamento e inscrição de beneficiários e apoio à análise do Cadastro Ambiental Rural para o acesso às modalidades Floresta+ Recuperação e Floresta+ Conservação. Também será fortalecida a regularização ambiental de imóveis rurais, o engajamento de potenciais beneficiários e a definição de estratégias e procedimentos para o alcance dos resultados do projeto.
De acordo com a Coordenadora Local no Pará, Catarina Sanchez, a parceria entre as instituições é essencial para auxiliar os potenciais beneficiários no processo de adesão ao projeto. “Acredito que projeto irá proporcionar o fortalecimento da conservação de vegetação nativa, aliada à agricultura familiar, principalmente devido a atuação a nível local, reconhecendo as especificidades de cada estado da Amazônia legal, impulsionando as dimensões econômica, ambiental e social das comunidades atendidas. Com os recursos disponibilizados, os agricultores poderão aliar a produção rural e a proteção ambiental, assegurando o crescimento econômico, a conservação dos recursos naturais e a capacidade produtiva dos ecossistemas”, disse.
A parceria entre o Projeto Pró-Floresta e a SEMAS/PA já trouxe resultados: foram inscritos os primeiros beneficiários do projeto na Modalidade Floresta+ Conservação, nos municípios de São Felix do Xingú, Santarém e Almeirim.
As próximas missões locais de engajamento e inscrições estão previstas para a segunda quinzena de janeiro de 2022, com o apoio das equipes locais do Projeto Pró-Floresta na região do Xingu, nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu, onde já há ações de regularização ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Estado do Pará, por meio dos Programas Territórios Sustentáveis e Regulariza Pará.
“O Projeto Pró-Floresta traz um importante incentivo para que os pequenos produtores rurais busquem a regularização ambiental dos imóveis rurais e que assim tenham o reconhecimento e valorização dos seus ativos florestais, além de contribuir para o avanço de Políticas Ambientais do Estado do Pará, como o Programa Regulariza Pará, componente do Plano Amazônia Agora”, afirma Luiz Edinelson Cardoso, assessor técnico da SEMAS/PA.
Além do Pará, o Projeto Pró-Floresta está articulando com os outros estados da Amazônia Legal a definição de parcerias institucionais para fortalecer a implementação do projeto e apoiar ações estratégicas, com foco nos pequenos produtores, proprietários ou possuidores de imóveis rurais.
O Projeto Floresta + é resultado da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, por meio de recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF). Até 2026, a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores, proprietários ou possuidores de imóveis rurais, apoiará projetos de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais e ações de inovação na Amazônia Legal.